Organizado e realizado pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), o CFI foi ministrado entre abril e julho, com o objetivo de preparar os novos magistrados para o exercício da função em varas e juizados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho entregou o certificado de conclusão do Curso de Formação Inicial ao juiz federal substituto Flavio Barbosa Kamache, que representou os demais formandos.
A sessão solene contou com a presença do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), Luis Felipe Salomão, e do diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Benedito Gonçalves. Compuseram ainda a mesa de honra o vice-presidente do TRF2, desembargador federal Marcus Abraham (por videoconferência), o corregedor-regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal Firly Nascimento Filho; o diretor-geral da Emarf, desembargador federal Aluisio Mendes; e o presidente da comissão organizadora e examinadora do concurso, desembargador federal Guilherme Couto de Castro.
O primeiro a discursar foi o diretor-geral da Emarf, desembargador federal Aluisio Mendes: “Esse curso de formação inicial foi o mais completo que a Emarf já produziu. Foi também uma experiência pioneira, no sentido de que promoveu a integração com outras instituições, notadamente o TRF da 4ª Região e o Judiciário de Angola”, pontuou o desembargador, referindo-se ao fato de o grupo discente ter incluído juízes recém-empossados do TRF sediado em Porto Alegre e auditores concursados da magistratura judicial do país africano. Na sequência, falaram Firly Nascimento Filho, Benedito Gonçalves e Luis Felipe Salomão.
Encerrando o evento, o presidente do TRF2 prestou homenagem ao desembargador federal Guilherme Couto da Castro, elogiando sua atuação como presidente da comissão organizadora e examinadora do 18º concurso para juiz federal substituto da 2ª Região. O desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho também parabenizou os juízes e juízas formandos: “Saúdo a todos e todas. Aos magistrados e magistradas da 2ª e da 4ª Regiões e aos de Angola, que brevemente retornarão ao seu país. Na segunda-feira, assumirão suas funções judicantes. Que sejam muito felizes”, desejou.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF2.)