A posse dos ministros, segundo Joelson Dias, representa o fortalecimento da Justiça Eleitoral com saber jurídico, compromisso democrático e sensibilidade institucional que ambos exemplificam em suas trajetórias. “O IAB saúda com entusiasmo essa nova composição, certo de que engrandece ainda mais o Tribunal Superior Eleitoral e reafirma os valores que alicerçam a nossa democracia", afirmou ele.
Floriano Marques e Estela Aranha também foram parabenizados por Danielle Marques, que reforçou a importância da Casa de Montezuma celebrar os ritos judiciários. “A presença do IAB na posse prestigia e afirma a importância da Justiça Eleitoral, verdadeira guardiã da democracia, que, para além de responsável pela organização das eleições, exerce posição central na garantia da soberania da vontade popular”, pontuou a advogada.
Da esq. para a dir., Maís Moreno, Floriano de Azevedo Marques, Estela Aranha e Danielle Marques
Ao celebrar a nova composição do Plenário do Tribunal, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou que o ministro Floriano Marques tem uma longa carreira como doutrinador e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), tendo ocupado, por dois anos, o cargo “de maneira brilhante e dedicada”. Ao falar de Estela Aranha, ela pontuou a especialização da jurista em Direito Digital. “Ela tem colaborado muito na formulação de acordos e tratados sobre esses temas tão pertinentes e necessários para nós desta Justiça Eleitoral", complementou Cármen Lúcia.
Além dos ministros da Casa, o ato solene contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; do ministro do STF Alexandre de Moraes; do procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet; da vice-presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Rose Moraes; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; do ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do ministro da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira; do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; dos conselheiros do CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de parlamentares do Congresso Nacional.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.)