Ana Carolina Martins foi indicada pelas consócias Ludmila Schargel Maia e Débora Batista Martins. Ela foi saudada por ambas, que destacaram a competência profissional da empossada. Ana Carolina é palestrante, especialista em Direito do Trabalho pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de integrar a Comissão de Estudos em Direito e Processo do Trabalho da OAB/RJ. Débora deu as boas-vindas à advogada e leu um texto enviado por Ludmila, que não pôde comparecer à sessão.
Em sua saudação escrita, a proponente definiu a nova consócia como “uma profissional que, apesar da juventude, já mostra que talento, sensibilidade e ousadia não têm idade”. Ana Carolina, que fará parte da Comissão de Direito do Trabalho, sublinhou a felicidade e a honra em tomar posse na Casa de Montezuma. “Sei que estou no lugar certo e na hora certa. Espero contribuir com esta instituição com o pouco do meu conhecimento e o muito do meu empenho”, concluiu.
Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Nayt Junior, Mateus de Sá Miranda, Sonia de Oliveira Klausing, Clélia Maria Blanco, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Segunda a ler o compromisso de posse, Clélia Maria Blanco foi indicada ao Instituto pela presidente do IAB e pela vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Sonia de Oliveira Klausing. A empossada é conselheira da OAB/RJ e do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), além de presidir a Comissão Brasil-África (CBA) da Seccional fluminense. Ao dar as boas-vindas à nova consócia, Sonia a definiu como uma pessoa leal e competente: “É a posse de uma profissional exemplar em dedicar talento, ética e conhecimento ao seu trabalho”.
Em seu discurso, Clélia Maria declarou que o ingresso na Casa de Montezuma é motivo de grande emoção. Ela contou que passou a última semana em Angola, sua segunda casa, e ressaltou o compromisso com o combate às discriminações. “Tomo posse com vontade de trazer harmonia entre a África e a América e que ela possa se consolidar através dos estudos desta Casa. O Brasil precisa entender que é um pedacinho da África”, afirmou a nova integrante das Comissões de Seguridade Social e dos Direitos da Mulher.
Fátima Cristina Gerstenberger
Reingresso – Durante a sessão plenária, a advogada Fátima Cristina Santoro Gerstenberger retornou aos quadros do Instituto. Ela ficou alguns anos afastada e voltou ao IAB para compor as Comissões de Direito Urbanístico e Comissão de Direito Imobiliário – nesta última atuará como consultora especial. “Nesta gestão, daremos segmentos ao plano de trazer antigos consórcios que por algum motivo nos deixaram e agora podem retornar para a Casa de Montezuma”, contou Rita Cortez.
Pós-doutora em Direito pela Universidade Santiago de Compostela (Espanha) e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (Argentina), Fátima Cristina ingressou no IAB originalmente em 1996. “Com meu filho já criado, senti necessidade de voltar para a minha Casa. Este lugar tem tudo a ver comigo, sou professora, pesquisadora e trabalho com as letras jurídicas. Acredito que posso colaborar, fazendo com amor o que eu gosto, ao lado de pessoas que admiro”, disse a advogada.